PROVA LILÁS II - NO AR EM 16/06/2020 PARA ESTE MÊS

Escola Estadual Esli Garcia Diniz
PROVÃO DE ARTES PARA OS SEGUNDOS ANOS
SEGUNDO BIMESTRE
ATÉ  25/06/2020

Agora sim, heim pessoal? Hora de nos dedicarmos a mais este Provão Unificado, o ultimo de 2016.
Vocês estão preparados, é óbvio, então vamos prestar atenção no que os professores estão cobrando para verificar se os conhecimentos estão em dia.
Os professores estão ávidos por aprovarem a todos e com boas notas, é por isso que devemos nos esforçar ao lermos as questões, para entendermos o que realmente estão nos cobrando.     Não podemos dar chance ao azar e perder pontos nas notas só porque não entendemos o que nos foi solicitado.
Não errem ao passar para o gabarito, blz?
Bom desempenho a todos.


1) O barroco surge como uma resposta no campo artístico ao protestantismo, buscando reafirmar os valores católicos, recorrendo principalmente ao uso de imagens e de santos. Entretanto, o barroco se coloca como oposição a outro movimento artístico do século XVI, baseado na racionalidade e na busca da simetria em suas produções artísticas. Qual é este movimento?
a- Classicismo.
b- Modernismo.
c- Renascimento. 
d- Romantismo.

2) Leia o texto a seguir: “A planta da igreja gótica era em forma de cruz latina. Sua implantação era feita de forma que a nave e a capela-mor se situassem no braço longitudinal no sentido Leste-Oeste. Assim o altar-mor ficaria a Leste, onde nasce o sol, o que se costumou chamar de cabeceira. A fachada ocidental ficaria preferencialmente a Oeste, onde o sol se põe numa nítida alusão à necessidade do homem de percorrer um longo caminho para chegar até Deus. Desta forma, o braço do transepto ficaria no sentido Norte-Sul, sendo o lado do Evangelho para o Norte e o lado da Epístola para o Sul. A parte inferior do braço longitudinal da cruz era normalmente dividida em três naves, sendo a central maior que as outras duas, tanto em altura quanto em largura”.
A partir da descrição do plano arquitetônico de uma catedral gótica, como está expresso no trecho acima, é possível:
a) Negar que as doutrinas católicas tenham influenciado em qualquer sentido a construção das catedrais.
b) Negar que haja elementos sofisticados da arte arquitetural nas construções das catedrais.
c) Afirmar que havia um conhecimento precário de orientação geográfica e de geometria na cultura medieval.
e- Firmar que a liturgia católica (ritos e símbolos sagrados) orientava toda a construção das catedrais.               
3) A origem do renascimento está na formação de uma cultura humanista, inspirada na antiguidade clássica greco-romana, de atitude centrada nos valores antropocêntricos e terrenos;

- Precursores: na pintura Giotto; na literatura, Petrarca (“o pai do humanismo”) e Dante Alighieri, autor da “Divina Comédia”, obra medieval que antecipa valores humanistas;
- Itália: “berço do renascimento” - desenvolvimento das cidades, mecenato (proteção de burgueses,príncipes e até papas aos humanistas), ruínas de Roma, aperfeiçoamento da imprensa (Guttemberg), presença dos sábios bizantinos.
- Expoentes: Leonardo da Vinci (“A Última Ceia” e “Monalisa”), Michelangelo (Capela Sistina, Pietá, Moisés, Davi), Maquiavel (“O Príncipe”), Botticelli (“O Nascimento de Vênus”), etc.
- Expansão do Renascimento: Na Espanha: Cervantes (“Dom Quixote”) e El Greco (“Apostolados”); Portugal: Camões (“Os Lusíadas); Na Inglaterra: Shakespeare (“Romeu e Julieta”, ”Machbet”, “Mercador de Veneza”, etc.), Morus (“Utopia”), Francis Bacon (“Organum”); França: Montaigne (“Ensaios”), Rabelais (“Gargântua e Pantagruel”).
a- Estas questões, acima foram inventadas pelo professor Líbano e são falsas.
b- Foram inventadas pelo professor Líbano.
c- Foram examinadas nos trabalhos sobre arte que fizemos no caderno, mas são rolo       do professor.
d- São verdadeiras.


4) Sobre o conjunto de idéias que marcou o Renascimento é correto afirmar que:
a) a Renascença contribuiu para o reforço de valores humanistas em toda a Europa. A valorização do Homem como “medida para todas as coisas” se tornou uma ideia importante para os pensadores renascentistas. 
b) as idéias dos pensadores renascentistas tornaram-se populares, influenciando movimentos revolucionários. Esses ideais seriam retomados no século XIX pelos socialistas.
c) os pensadores do Renascimento recuperaram idéias da Antiguidade clássica, estando de acordo com as orientações religiosas da Igreja Romana.
d) a Igreja Católica, como principal compradora de obras de arte, se tornou uma defensora das idéias renascentistas.

5) (BARDI, P. M. Em torno da escultura no Brasil. São Paulo: Banco Sudameris Brasil, 1989.) O professor Pietro Maria Bardi foi quem fundou, junto de Assis Chateaubrian,  MASP Museu de Arte de São Paulo. Olhem o que ele falou! Com contornos assimétricos, riqueza de detalhes nas vestes e nas feições, a escultura barroca no Brasil tem forte influência do rococó europeu e está representada aqui por um dos profetas do pátio do Santuário do Bom Jesus de Matosinho, em Congonhas (MG), esculpido em pedra-sabão por Aleijadinho. Profundamente religiosa, sua obra revela:
a- Liberdade, representando a vida de mineiros à procura da salvação.
b- Credibilidade, atendendo a encomendas dos nobres de Minas Gerais.
c- Simplicidade, demonstrando compromisso com a contemplação do divino.
d- Personalidade, modelando uma imagem sacra com feições populares.

 fale com nossa diretoria

LÍBANO MONTESANTI CALIL ATALLAH
DIRETOR DE IMAGEM PÚBLICA 

WWW.TVARTPONTO.COM

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

artponto.org@terra.com.br
______________________________________________________
______________________________________________________
Líbano Montesanti Calil Atallah