PLANEJAMENTO MODO COMPLETO - 2020

PLANO SEMANAL DE ATIVIDADES A DISTÂNCIA

ENSINO MÉDIO 1º e 2º Bimestres.
Primeiros Anos: Pré História, Egito, Grécia, Roma, Idade Média.
Segundos Anos: Renascimento, Autores e Obras.
Terceiros Anos: Barroco, Néo-Clássico, Realismo, Impressionismo, Expressionismo, Fauvismo, Cubismo, Modernismo, Contemporâneo e Atual.
PROFESSOR: Líbano Montesanti Calil Atallah
TURMA 

COMPONENTE CURRICULAR
Antes do Curriculo determinado pela Secretaria, eu ofereço como abertura para os trabalhos, todos exigidos, uma panorâmica da História da Arte. É importante, ao meu ver que os educandos tenham conhecimento do comportamento dos artistas, dos diversos periodos e movimentos, para fundamentarem-se e criarem, conforme sua própria poética, obtendo como resultado de sua obra, um trabalho único e original que lhes dêem satisfação e admiração própria. Assim é que se estimula, os alunos, a protagonizarem conforme sua capacidade. O óbvio é que se o resultado for único, a admiração dos colegas, que já aprenderam a conviver, artisticamente falando, em grupo, pode se ter resultado frutuoso, levando-os a produzirem com a imaginação própria em todas as outras matérias do curriculo escolar. Aprender a ser artista é aprender a criar. Quem cria por natureza é o solucionador, mosca branca procurado desesperadamente por qualquer empresário, ou governo “Atual”, e com visão para o universo, distanciando-se do limite imposto por seu pequeno nicho.
Dezeseis trabalhos divididos pelos tres anos do Ensino Médio. Ao término do curso teremos os alunos capacitados e com as habilidades e conhecimentos abaixo relacionados.

CONTEUDOS/ OBJETIVOS DE CONHECIMENTO
Territórios da arte: Materialidade, Processo de Criação, Linguagens, Forma e Conteudo, Estética, Zarpando, Saberes Estéticos e Culturais, Técnica e Mediação.
Identificação dos signos da arte e da linguagem visual.
Conhecimento do espaço e como representá-lo na especividade da linguagem adotada. 
Linha em seu meio plástico e aplicado.
Produção artística e cultural, manifestação em grupo e individual
Expressão e comunicação. 
Apreciação e estética.
A arte e seu contexto histórico, passado, presente e futuro ou vanguarda.

ESTÉTICA
Análise Estética
Análizar estéticamente a obra de arte de sua produção ( trabalhos de arte ) apresentada e inserida nos diversos períodos politicos e históricos, movimentos culturais, suas caracteríticas e estilos. Considerando a linguagem, materialidade e estética e tudo que acima foi exposto. 
Cores e tonalidades. Observar e reconhecer, o espaço representado.
Leitura e compreenção dos signos em linguagens visuais, identificado origens e cultura retratada na obra apreciada.
Identificar as linhas através da leitura, da obra observada.
A arte não é para leigos, então por isso mesmo estamos aqui.

HABILIDADES/ COMPETÊNCIAS GERAIS
Apropriar-se do conhecimento das artes, construindo seu próprio repertório e de acordo com sua cultura ( meio social característico ), personalidade e convivencia com objetivo de protagonizar, sem nenhuma objeção interior.
Apresentar a obra contextualizada com o tema e época que documenta.


DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS

Dois Bimestres
Palestras proferidas em sala de aula, ou simplesmente explicando. Pesquisa.
Aulas extra curriculares:

Primeiro Ano
Vantagens de tirar nota dez.
Quem gosta de arte.
O que é criar.
Análise Estética. 
Voltaire: “Le Candid”.
Trabalhos: da Pré História ao Atual. Com aula e palestra sobre o tema.
Os Três Mundos.
Interdiciplinaridade, Hiperrealismo, Pragmatismo.
Inteligência Artificial.
Simulados do Enem.
Desenho no quadro ao vivo.
Novo Museu Tropical.
Como fazer boa prova sem estudar e tirar nota alta. Tecnicas e estratégia.
Linhas do tempo.
Provas Lilás, uma a cada bimestre.
O mundo é quase tão importante quanto a literatura.

Segundo Ano
Dante e a Divina Comédia.
Autores Renascentistas.
Realidade.
Simulados do Enem.
Sonho, Idéia, Projeto.
Desenho ao Vivo, no quadro e com giz.
Tese , Antítese e Síntese.
Avaliações de cadernos e trabalhos, incluindo prova. 
Prova Lilás, duas.
Destino.
Novo Museu Tropical.
Salvador Dalí & Sigmund Freud: Surrealismo e Subconsciente.
Feira de Artes.
Pacta Sund Servanda.
Q. I. por indução, criação, oportunidade e por amor. Jurispridência. Chip na Cabeça.
Arte e publico.
Poética coletiva e individual.
Poética da matéria no território da arte.

Terceiro Ano
A maior lição de todas. Pedra Filosofal e Seu Destino.
Deus existe! O que quer que sejamos e o que nos preparou para o futuro.
Simulados do Enem. 
Desenho ao vivo, no quadro e com giz.
Folklore: “O Que O Diabo Bom Debateu Com o Diabo Ruim”.
Aula com gravuras ao vivo, originais e cópias famosas. “Do Impressionismo ao Cubismo”.
Aula sobre o abstrato e o figurativo com livro da Bienal de São Paulo e artistas brasileiros.
Aula sobre o expressionismo com exposição de centenas de originais de nomes europeus.
Linha do Tempo.
Trabalho de arte: teatro dança e música para sarau.
Novo Museu Tropial.


RECURSOS/ SUPORTES DE PLATAFORMAS

Matérial  ditático produzido pelo mestre e apresentado virtualmente, para estudo e como base para produção individual.

AVALIAÇÃO E SITEMATIZAÇÃO
Prova com objetivo de constatar, através da atitude do próprio aluno, combrando-se e admirando o fruto de seu trabalho.

Ficha Técnica
NÚMERO DE AULAS PREVISTAS
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
PROFESSOR: Líbano Montesanti Calil Atallah
VALIDADO EM:
Atesto que o professor cumpriu as atividades realizadas de acordo com o Plano Seamnal descrito acima, deferindo para fins de pagamento.
Assinaturas
Professor Coordenador:
Diretor:

http://www.educacao.pe.gov.br/portal/upload/galeria/7801/Conteudos_de_Arte_EM.pdf

_________________________
_________________________

CLIC NESTE LINK
_________________________

fale com nossa diretoria

libanoatallah@terra.com.br  

WWW.TVARTPONTO.COM


artponto.org@terra.com.br
_________________________
Líbano Montesanti Calil Atallah