1ºs Anos
Bimestre Março/Abril/2020
ESCOLA ESLI
ESCOLA ESLI
Situação de aprendizagem I
Habilidade:
Analisar criticamente, por meio da
apreciação, usos e funções de diferentes gêneros da música clássica e do canto
coral em seus contextos de produção e circulação, relacionando essas práticas
musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica,
econômica, estética e ética.
Objetos de Conhecimento: Contextos e
Práticas
• usos e funções de diferentes
gêneros da música clássica e do canto coral
• contextos de produção e circulação
musical
• dimensões da vida social, cultural,
política, histórica, econômica, estética e ética
Habilidade:
Explorar e analisar criticamente,
diferentes meios, equipamentos culturais e espaços de circulação, nos contextos,
local e brasileiro, de diferentes gêneros da música clássica e do canto coral,
e do conhecimento musical referente a esses gêneros.
Objetos de Conhecimento: Contextos e
Práticas
• meios equipamentos culturais e
espaços de circulação musical
• diferentes gêneros da música
clássica e do canto coral
● Gênero musical: é o que podemos
chamar de grande categoria, ou seja, são aquelas músicas que possuem
características, instrumentação e estrutura base, e servem de referência para
variações. Podemos exemplificar: Samba, Axé, Sertaneja, Forró, Funk, Gospel
etc.
● Usos e funções da música:
Entendemos que toda composição musical tem uma função, pensada pelo seu autor.
Por exemplo: Música religiosa, música cívica, música para entretenimento etc.
Já o uso que se faz dessas composições, pode variar de
acordo com a intenção de quem as utiliza.
• Gêneros da Música Clássica: “os
gêneros musicais formam um imenso material sonoro que vai gradualmente se
ampliando, desde a antiguidade até nossos dias, incorporando uma considerável
variedade estilística e formal”.
Os gêneros são: Sinfonia, Concerto,
Sonata e Música de Câmara.
• Canto Coral: Um coral se configura
na forma de um grupo de pessoas que interpreta canções compostas ou arranjadas
para esse fim. O coral se organiza de acordo com os naipes - tipos de voz
(vozes masculinas: baixo = mais grave, barítono = intermediária entre o baixo e
o tenor, tenor = mais aguda; vozes femininas: contralto = mais grave,
meio-soprano = intermediária entre contralto e soprano, soprano = mais aguda).
• Gêneros do Canto Coral: “Ao longo
da evolução musical da humanidade, a voz humana sempre foi utilizada, seja em
composições vocais solo, seja em coros, com ou sem acompanhamento instrumental.
Utilizam-se vozes em gêneros musicais tão diversos como: Canções, missas,
motetos, madrigais, cantatas, oratórios, óperas e até mesmo sinfonias.”
● Meios equipamentos e espaços de
circulação da música: Os programas de auditório, o rádio, a televisão, a
internet, as manifestações culturais e o celular, se configuram como os meios
mais comuns para a circulação da música. Equipamentos e espaços culturais, compreendem
os locais e as estruturas utilizadas para o mesmo fim. Como por exemplo:
teatros, salas de concerto, estádios, praças, ruas etc.
● Dimensões da vida: Toda comunidade
configura um contexto sociocultural composto por elementos diferentes entre si
e que são quase indissociáveis. A arte incluiu-se neste viés e pode ser abordada
e relacionada, com cada uma das múltiplas dimensões da vida, a partir de
experiências sensíveis.
❏ Dimensão Social:
Envolve os diferentes contextos onde seja possível ter contato com a música: Em
casa, no carro, na rua, no trabalho, na igreja, no mercado, no shopping etc.
❏ Dimensão Cultural:
Considerando que o ambiente onde vivemos, influência nossos padrões culturais,
entre eles o tipo de música a que somos expostos. Por exemplo: Em localidades
mais próximas ao campo, as pessoas tendem a ter mais contato e apreciar músicas
do gênero sertanejo. Sendo assim, a partir do gênero musical que é apreciado, é
possível perceber as influências culturais locais.
❏ Dimensão Política: O
viés político está ligado às influências culturais de outros países, outras
matrizes estéticas.
❏ Dimensão Histórica: A
relação histórica se observa pelo registro na memória de fatos e acontecimentos
e que foram marcados por uma música. Por exemplo: a música do filme Titanic; o
hino da vitória que era tocado quando o piloto de fórmula 1, Ayrton Senna,
vencia uma corrida.
❏ Dimensão Econômica:
Tem relação com o consumo; música produzida pela indústria cultural; música
local, produzida “artesanalmente”; aquisição de mídias (CD, digital, partituras
etc.)
❏ Estética: (Está
relacionada às relações sensoriais de prazer, afetivas e sentimentais, estabelecidas
intelectualmente, entre a música e as diferentes situações vividas)
❏ Ética: (Esta dimensão
está ligada a pensamentos, conceitos e valores positivos, à não discriminação,
à aceitação da diversidade e ao respeito, consolidados e estabelecidos pela
sociedade, normalmente, transmitidos no convívio social.)
Tecnologias e recursos digitais:
gravadores, filmadoras, smartphones, plataformas da internet, formatos mais
comuns: MP3, WMA e WAV.
_________________________
_________________________
fale com nossa diretoria
fale com nossa diretoria
libanoatallah@terra.com.br
WWW.TVARTPONTO.COM
artponto.org@terra.com.br
_________________________
Líbano Montesanti Calil Atallah
libanoatallah@terra.com.br
WWW.TVARTPONTO.COM
artponto.org@terra.com.br
_________________________
Líbano Montesanti Calil Atallah
_________________________
Líbano Montesanti Calil Atallah