1ºs ANOS MARÇO/ABRIL - 2020


1ºs Anos
Bimestre Março/Abril/2020
ESCOLA ESLI

Situação de aprendizagem I
Habilidade:
Analisar criticamente, por meio da apreciação, usos e funções de diferentes gêneros da música clássica e do canto coral em seus contextos de produção e circulação, relacionando essas práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

Objetos de Conhecimento: Contextos e Práticas
• usos e funções de diferentes gêneros da música clássica e do canto coral
• contextos de produção e circulação musical
• dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética

Habilidade:
Explorar e analisar criticamente, diferentes meios, equipamentos culturais e espaços de circulação, nos contextos, local e brasileiro, de diferentes gêneros da música clássica e do canto coral, e do conhecimento musical referente a esses gêneros.

Objetos de Conhecimento: Contextos e Práticas
• meios equipamentos culturais e espaços de circulação musical
• diferentes gêneros da música clássica e do canto coral
● Gênero musical: é o que podemos chamar de grande categoria, ou seja, são aquelas músicas que possuem características, instrumentação e estrutura base, e servem de referência para variações. Podemos exemplificar: Samba, Axé, Sertaneja, Forró, Funk, Gospel etc.
● Usos e funções da música: Entendemos que toda composição musical tem uma função, pensada pelo seu autor. Por exemplo: Música religiosa, música cívica, música para entretenimento etc. Já o uso que se faz dessas composições, pode variar de
 acordo com a intenção de quem as utiliza.
• Gêneros da Música Clássica: “os gêneros musicais formam um imenso material sonoro que vai gradualmente se ampliando, desde a antiguidade até nossos dias, incorporando uma considerável variedade estilística e formal”.
Os gêneros são: Sinfonia, Concerto, Sonata e Música de Câmara.
• Canto Coral: Um coral se configura na forma de um grupo de pessoas que interpreta canções compostas ou arranjadas para esse fim. O coral se organiza de acordo com os naipes - tipos de voz (vozes masculinas: baixo = mais grave, barítono = intermediária entre o baixo e o tenor, tenor = mais aguda; vozes femininas: contralto = mais grave, meio-soprano = intermediária entre contralto e soprano, soprano = mais aguda).
• Gêneros do Canto Coral: “Ao longo da evolução musical da humanidade, a voz humana sempre foi utilizada, seja em composições vocais solo, seja em coros, com ou sem acompanhamento instrumental. Utilizam-se vozes em gêneros musicais tão diversos como: Canções, missas, motetos, madrigais, cantatas, oratórios, óperas e até mesmo sinfonias.”
● Meios equipamentos e espaços de circulação da música: Os programas de auditório, o rádio, a televisão, a internet, as manifestações culturais e o celular, se configuram como os meios mais comuns para a circulação da música. Equipamentos e espaços culturais, compreendem os locais e as estruturas utilizadas para o mesmo fim. Como por exemplo: teatros, salas de concerto, estádios, praças, ruas etc.
● Dimensões da vida: Toda comunidade configura um contexto sociocultural composto por elementos diferentes entre si e que são quase indissociáveis. A arte incluiu-se neste viés e pode ser abordada e relacionada, com cada uma das múltiplas dimensões da vida, a partir de experiências sensíveis.
Dimensão Social: Envolve os diferentes contextos onde seja possível ter contato com a música: Em casa, no carro, na rua, no trabalho, na igreja, no mercado, no shopping etc.
Dimensão Cultural: Considerando que o ambiente onde vivemos, influência nossos padrões culturais, entre eles o tipo de música a que somos expostos. Por exemplo: Em localidades mais próximas ao campo, as pessoas tendem a ter mais contato e apreciar músicas do gênero sertanejo. Sendo assim, a partir do gênero musical que é apreciado, é possível perceber as influências culturais locais.
Dimensão Política: O viés político está ligado às influências culturais de outros países, outras matrizes estéticas.
Dimensão Histórica: A relação histórica se observa pelo registro na memória de fatos e acontecimentos e que foram marcados por uma música. Por exemplo: a música do filme Titanic; o hino da vitória que era tocado quando o piloto de fórmula 1, Ayrton Senna, vencia uma corrida.
Dimensão Econômica: Tem relação com o consumo; música produzida pela indústria cultural; música local, produzida “artesanalmente”; aquisição de mídias (CD, digital, partituras etc.)
Estética: (Está relacionada às relações sensoriais de prazer, afetivas e sentimentais, estabelecidas intelectualmente, entre a música e as diferentes situações vividas)
Ética: (Esta dimensão está ligada a pensamentos, conceitos e valores positivos, à não discriminação, à aceitação da diversidade e ao respeito, consolidados e estabelecidos pela sociedade, normalmente, transmitidos no convívio social.)
Tecnologias e recursos digitais: gravadores, filmadoras, smartphones, plataformas da internet, formatos mais comuns: MP3, WMA e WAV.
_________________________
_________________________

CLIC NESTE LINK
_________________________

fale com nossa diretoria

libanoatallah@terra.com.br  

WWW.TVARTPONTO.COM


artponto.org@terra.com.br
_________________________
Líbano Montesanti Calil Atallah