SALVE, SALVE ARTE. SALVE, SALVE - PROFESSOR LÍBANO CALIL ATALLAH

SALVE, SALVE ARTE. SALVE, SALVE 

Tai, todo o princípio que norteia o verdadeiro artista. Ou cria ou não é artista. Onde chorar? Perguntinha chata? Mas é a resposta óbvia que precisamos. Se criarmos uma linguagem, então somos artistas, do contrario, também somos o contrário. Nosso trabalho, assim, só será para entulhar ambientes de leigos ajuntadores.

Agora vejamos o que é criar? Se gerarmos símbolos, a eles atribuirmos valores e com coerência aplicá-los, teremos como resultado uma linguagem. Estes mesmos símbolos e valores são por sua vez resultados de pesquisas. Tem que haver leitura, como acontece com o cientista que trabalha para solucionar uma cura de uma doença específica. Ou enfermo sara com ou remédio criado. Ou o cientista é só pseudo. A obra de arte é ou não é. Para leigos tanto faz. É necessária a Convivência para não perder o belo de cada obra.

Ensinar a pensar como artista é diferente de usar a fazer arte. O artista soluciona o problema que não existe sem a solução. Solução sem problema é coisa de louco. Para o cotidiano de nossos alunos, o básico é criado-los ao status de artistas e em qualquer área. Todos nós, seres humanos nascemos sendo quatro coisas: Profissionais: para sustentarmo-nos. Filósofos: para podermos pensar certo. Atletas: para exercitar o corpo e termos saúde para o repuxo do cotidiano. Finalmente Artistas, para criarmos soluções. É, portanto, a meu ver, inerente às nossas vontades, estas quatro virtudes cardeais. Nossa tarefa é despertar o lado artístico em nossos alunos, não só para a execução de trabalhos de arte, mas também para desenvolver seu senso crítico.

Sem dúvida sabre ver arte e é imprescindível. Estratégias não podem faltar, agora o que usar, tem de sobra.

As vídeoaulas confirmam o que eu já vinha trabalhando, o tempo é de inovações, precisamos sair do retrocesso e as idéias da Secretaria me parecem muito bem colocadas, garantidas, reitero, em boa hora. O artista não dá pistas de seu processo de criação, bem, eu estou justamente contrariando uma afirmação, apenas estou dando pistas de meu proceder criativo.

Toda minha experiência de vida, toda minha bagagem cultural e intelectual que documentam minha obra, nada fé inventado, mas de forma única, personificada, traduzo em meus trabalhos todo um estado filosófico.

A obra do artista sempre é muito pequena se compararmos com universo de seu pensamento. Isto é a sua poética. Todo artista fala abertamente sobre seu trabalho, nele mesmo. Conversar sóbrio que, mas ouvir é prazeroso. Vale saliente novamente que a verdadeira arte não é para leigos, sim: e não é mesmo, mas em relação a quem está preparando para deixar de ser, que é o caso de nossos alunos, esta vivência com um material é muito importante.

Ou seja, convidado com uma arte ou belo artístico vai para o beleléu.



LÍBANO MONTESANTI CALIL ATALLAH


Professor



_________________________
_________________________

CLIC NESTE LINK
_________________________

fale com nossa diretoria

libanoatallah@terra.com.br  


WWW.TVARTPONTO.COM




artponto.org@terra.com.br
_________________________
Líbano Montesanti Calil Atallah